OUÇA: Abertas inscrições para 310 mil vagas do Fies

Campo Grande (MS)- O Ministério da Educação divulgou o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2018. No total, serão ofertadas 310 mil vagas, sendo 155 mil para os primeiros seis meses do ano. As inscrições, que serão feitas exclusivamente pela internet, já começaram nesta segunda-feira, dia 19 e vão até o dia 28 de fevereiro.  O Novo Fies, sancionado em 7 de dezembro de 2017 é um modelo de financiamento estudantil divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Do total de vagas ofertadas, 100 mil terão juros zero para os estudantes que comprovarem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.  Para o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação, Vicente Almeida, a principal mudança no programa é a transparência nas informações.

Sonora

Já o diretor de Gestão de Fundo e Benefício do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Pedro Pedrosa, diz que os candidatos às vagas com juro zero começarão a pagar as prestações respeitando o limite de renda. Dessa forma, os encargos diminuem consideravelmente.

Sonora

Para poder concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção em fies.mec.gov.br . Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, depois fechar a contratação do financiamento. O resultado será publicado em 5 de março.