OUÇA: Fila de cirurgia eletiva poderá ser zerada com nova edição do Caravana da Saúde.

Campo Grande(MS) –  Caravana da Saúde deve ser retomada entre o fim de abril e início de maio, segundo o  Reinaldo Azambuja (PSDB). Com a meta de zerar  fila para cirurgias eletivas o projeto vai atender  alunos da rede estadual com serviços de oftalmologia. Enquanto isso, edições do evento estão em andamento nas aldeias indígenas. O projeto já passou por Miranda e segue para atender os índios de Aquidauana, Dourados e Amambai. Quanto à edição voltada para atendimentos oftalmológicos e de cirurgias eletivas, o governador garantiu que o serviço será retomado com as especialidades que foram disponibilizadas nas edições anteriores.

Azambuja também garantiu a retomada das cirurgias eletivas que ainda estão paradas no Estado. Desde o início da Caravana, em 2015, foram realizados 54 mil procedimentos, mas ainda restam 27 mil pessoas aguardando atendimento.

Para os estudantes, além de exames, o governo do Estado promete que alunos da rede pública terão acesso a óculos e aparelhos auditivos,  para  corrigir o problema e melhorar rendimento escolar e a qualidade de vida. A expectativa do Estado é de que alunos de  Duzentas escolas de Campo Grande sejam atendidos e posteriormente do interior. Na programação  além dos exames oftalmológicos e auditivos, o estado vai  oferecer  exames de câncer de mama e colo de útero, para acelerar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, além de inaugurar hospitais e leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).  A nova edição da Caravana da Saúde  vai passar por  11 microrregiões do Estado: Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e Jardim, promovendo uma reestruturação da rede de serviços. Todos os 79 municípios devem ser atendidos.  Criado em 2015, o programa foi idealizado  pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para iniciar o planejamento da regionalização da Saúde.  No ano passado, foram  feitos mais de 37 mil procedimentos oftalmológicos e 25 mil cirurgias eletivas. Ouça a reportagem da Rádiowebms

 

João Flores Junior

Foto Divulgação.