OUÇA: Em 12 anos Presidio Federal não teve uma fuga em Mato Grosso do Sul.

Campo Grande(MS) – A relações públicas e institucional da Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, Daniela Fernandes,  ocupou a tribuna da  Assembleia Legislativa , durante a sessão plenária de quarta-feira  para enfatizar os avanços e os desafios na unidade. O Sistema Penitenciário  completa  12 anos em março e ainda somos um ‘mistério’ para muita gente.  Mas a unidade tem avançado e tem  200 câmeras monitoram as instalações da unidade 24 horas por dia. Entre os diferenciais, a agente destacou o serviço de visitas virtuais. E Nunca houve uma fuga do Presidio Federal.

Daniela Fernandes, relações Publicas do Presidio Federal em Campo Grande disse que a unidade virou centro das atenções com a possibilidade de ter em suas dependências a presença do ex governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral..O monitoramento acontece  24  e impede que agentes federais possam ser subornados. Daniela Fernandes explica ainda como é o tratamento com presos fujões, líderes de facções que colocam em risco a vida de outros presos  poderosos no mundo do crime. Entre eles os presos de Predinhas, do Estado do Maranhão;   O preso do Federal  tem direito a visita Virtual..

Daniela Fernandes disse ainda que audiências também são feitas de forma virtual. Na penitenciária, há 208 celas de seis metros quadrados, cada uma para um único interno. Eles têm direito a duas horas de banho de sol por dia, sem direito à visita íntima e com contatos externos apenas por meio do parlatório – por telefone, separado do interlocutor por um vidro. Todas as conversas, mesmo com os advogados, são gravadas. Os visitantes passam por quatro vistorias e a  regra vale até mesmo para juízes, servidores e advogados dos presos. Com Colaboração de Fabiana Silvestre.

Da redação

Foto Victor Chileno/ Assessoria da AL.