OUÇA: Embrapa monitora a qualidade da água de Três Rios que abastecem várias cidades.

Campo Grande(MS) – Na semana em que se comemora  Dia Mundial da Água – 22 de março, a Embrapa Agropecuária Oeste colocou em andamento ação de  Cooperação Técnica entre Embrapa, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado do MS (MPMS) e Prefeitura de  Dourados, através do  Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam).

O Projeto chamado  “Monitoramento dos Resíduos de Agrotóxicos em Águas Superficiais de Mato Grosso do Sul”, prevê o monitoramento dos resíduos de agrotóxicos em águas superficiais de Mato Grosso do Sul, inicialmente nas bacias hidrográficas dos rios Ivinhema, Dourados e Amambai. Considerados importantes fontes de captação de água para distribuição à população de várias cidades,  e ainda sua importância  na  manutenção da biodiversidade.

A Rádiowebms, falou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rômulo Scorza Júnior, 45 anos  e  15 dedicados a pesquisa  de resíduos de agrotóxicos em Águas superficiais detalha ..Depois de coletar dados da qualidade de Agua nos rios Ivinhema, Dourados e Amambai, e caso for constada a contaminação pelo veneno usado em lavoura, o pesquisador  Rômulo Scorza, anuncia.

O estudioso reforça a necessidade de verificar a qualidade da água superficial

A Rádiowebms, falou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rômulo Scorza Júnior. Os recursos para a realização do projeto somam esforços das instituições envolvidas na parceria. O MPT já havia  conseguido  recursos para aquisição de um equipamento laboratorial de grande importância para execução das análises. As obras do laboratório começam  em breve, o projeto já foi elaborado e aprovado. A construção do novo prédio deve ficar pronta  até  doze meses.  Os equipamentos  para a realização das análises foram comprados e usados  pela equipe responsável pelo projeto.

Da redação

Foto Divulgação.