OUÇA: Debates resultam e sessão extra e até bate boca entre petistas e tucanos na AL.

Campo Grande(MS) – Depois de vários  debates e  até uma sessão extraordinária, os deputados aprovaram na sessão de quinta feira,  seis projetos e um veto do Poder Executivo durante a sessão ordinária.  Foram aprovados por unanimidade dos parlamentares, e em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) 54/2018, que dispõe sobre a Reposição Salarial e a Reformulação da Tabela de Vencimentos dos Servidores do Poder Legislativo e o  que dispõe sobre a Instituição do Programa de Aposentadoria Incentivada III (PAI III), no Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul. Os projetos de autoria da Mesa Diretora (2017-2018) seguem para a sanção do Governo. Em discussão única foi aprovado projeto  de autoria dos deputados Junior Mochi (PMDB) e Coronel David (PSC), que declara como Utilidade Pública o Instituto Eduardo Dutra Lescano, com sede  em  Amambai.  Também em discussão única foi analisado o veto, de autoria do Poder Executivo ao PL 167/2017, da deputada estadual Grazielle Machado (PR), que dispõe sobre a criação do aplicativo “Mulher Segura”. O veto foi mantido por maioria dos parlamentares.

Sessão Extraordinária – Foram aprovados os PLs 61/2018, que dispõe sobre o adiconal de função dos integrantes da carreira Fiscalização e Gestão de Atividades de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS), 62/2018, referente à reorganização das carreiras de gestão do Sistema Único de Saúde e Gestão de Serviços Hospitalares do Grupo Saúde Pública, integrada por cargos efetivos do Plano de Cargos, Empregos e Carreiras do Poder Executivo e à reestruturação do quadro de pessoal da Secretaria de Estado Saúde e da Fundação de Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul e 63/2018, que dispõe sobre a revisão geral anual do vencimento-base dos servidores do Executivo e prorroga até 31 de março de 2019;

O clima esquentou quando o líder do governo deputado Beto Pereira(PSDB)  acusou a bancada do PT e sindicalistas de mudarem de opinião de quarta para a quinta feira em relação a emenda. Cabo Almi(PT)  no aparte disse que o PT errou na quarta feira..

Toda a bancada do PT acompanhou a votação do reajuste e planos de cargos e carreiras na Assembleia. O deputado Pedro Kemp(PT), saiu em defesa da bancada e chegou a bater boca com o deputado Onevan de Matos(PSDB). Kemp acusou a base aliada  do governo de não comparecer as sessões e saiu em defesa dos petistas.

Os projetos  sobre reajuste de servidores planos de cargos e carreiras deveriam ser votados somente até o dia 5 de Abril por causa do período eleitoral .

Da redação

Foto Victor Chileno/ Assessoria de Imprensa da Al.