Câncer é a principal causa de morte em duas cidades do MS.

Levantamento do Observatório de Oncologia divulgado na segunda-feira (16) e publicado nesta quinta-feira (19/4), mostra que o câncer é a principal causa de morte em 516 municípios brasileiros. Destes, dois estão em Mato Grosso do Sul, sendo Bonito e Novo Horizonte do Sul. No Estado a doença matou 2.556 pessoas. A análise refere-se ao ano de 2015.Em Bonito, foram 21 mortes por conta da neoplasia, no período, o que corresponde a 9,98 a cada 10 mil habitantes.Em Novo Horizonte, foram 4 mortes no período, o que corresponde a 9,29 a cada 10 mil habitantes.Em todo o Centro-Oeste são 34 municípios que tem o câncer como principal fator de óbitos. Goiás contou com 16 mortes no período e Mato Grosso com o mesmo número.

Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).Caxias do Sul-RS é a cidade que mais tem mortes por conta da doença. Na sequência Piracicaba-SP e posteriormente Blumenau-SC. Ainda conforme o levantamento, a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas do País, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores.

No Brasil, as neoplasias malignas passaram a ser uma das principais causas de morte na população nos últimos anos. A pesquisa cita ainda que “se nada for feito, em 2029 o câncer se tornará a primeira causa de morte no país. Em relação aos casos novos no Brasil estima-se em média 600 mil novos casos de câncer ao ano, para o biênio 2018-2019, 68% estarão nas Regiões Sul e Sudeste. No Sudeste, encontra-se quase a metade dessa incidência (47%). Existe grande variação na magnitude e nos tipos de câncer entre as diferentes Regiões do Brasil”.

A coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall, falou sobre o levantamento ao portal do Conselho Federal de Medicina e pontuou também sobre prevenção e tratamento da doença no Brasil.“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou Merula.  Com informações do Conselho Federal de Medicina .