JBS informa que não tem plantas barradas pela União Européia, Exportação continua.

Campo Grande(MS) – Em Nota a direção do grupo  JBS informou na sexta-feira (20/04) que nenhuma planta de suas empresas está na lista dos frigoríficos barrados pela Comissão Europeia para exportações de aves. Na  quarta-feira (18/04) informações não oficiais  revelavam  que  alguns frigoríficos da JBS, incluindo em Mato Grosso do Sul, poderiam  fica fora da exportação  e de acordo com o comunicado,  A JBS não consta na lista de proibição.

A comissão europeia decidiu proibir as importações de carne de 20 estabelecimentos brasileiros que têm autorização para exportar para a União Europeia (UE). As empressas barradas são 12 unidades da BRF, incluindo a de Dourados (MS), além da Copacol (PR), Copagril (PR), Zanchetta Alimentos (SP), São Salvador (GO), Coopavel (PR), Avenorte (PR), LAR (PR), e a Bello Alimentos, em Itaquiraí (MS).

A medida, que atinge principalmente o comércio de produtos de aves, foi tomada em decorrência de deficiências detectadas no sistema de controle oficial do Brasil, especialmente após a deflagração da segunda fase da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, chamada Trapaça. O governo brasileiro, contudo, alega que haveria interesse em sabotar o Brasil em âmbito comercial. A proibição passa a vigorar 15 dias após sua publicação no diário oficial da União Europeia. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

RECURSO
Na  quinta feira  o Ministério da Agricultura brasileiro liberou a produção e certificação sanitária de unidades da empresa para retomar as exportações de aves para a União Europeia. As fábricas, incluindo a de BRF de Dourados, estavam impedidas de exportar para o bloco europeu desde a deflagração da nova fase da Operação Carne Fraca. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reforçou que o Brasil recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a postura adotada pela UE. Na próxima semana Maggi se reúne com os produtores de Frango do Brasil.

Da redação

Foto Divulgação.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here