JBS informa que não tem plantas barradas pela União Européia, Exportação continua.

Campo Grande(MS) – Em Nota a direção do grupo  JBS informou na sexta-feira (20/04) que nenhuma planta de suas empresas está na lista dos frigoríficos barrados pela Comissão Europeia para exportações de aves. Na  quarta-feira (18/04) informações não oficiais  revelavam  que  alguns frigoríficos da JBS, incluindo em Mato Grosso do Sul, poderiam  fica fora da exportação  e de acordo com o comunicado,  A JBS não consta na lista de proibição.

A comissão europeia decidiu proibir as importações de carne de 20 estabelecimentos brasileiros que têm autorização para exportar para a União Europeia (UE). As empressas barradas são 12 unidades da BRF, incluindo a de Dourados (MS), além da Copacol (PR), Copagril (PR), Zanchetta Alimentos (SP), São Salvador (GO), Coopavel (PR), Avenorte (PR), LAR (PR), e a Bello Alimentos, em Itaquiraí (MS).

A medida, que atinge principalmente o comércio de produtos de aves, foi tomada em decorrência de deficiências detectadas no sistema de controle oficial do Brasil, especialmente após a deflagração da segunda fase da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, chamada Trapaça. O governo brasileiro, contudo, alega que haveria interesse em sabotar o Brasil em âmbito comercial. A proibição passa a vigorar 15 dias após sua publicação no diário oficial da União Europeia. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

RECURSO
Na  quinta feira  o Ministério da Agricultura brasileiro liberou a produção e certificação sanitária de unidades da empresa para retomar as exportações de aves para a União Europeia. As fábricas, incluindo a de BRF de Dourados, estavam impedidas de exportar para o bloco europeu desde a deflagração da nova fase da Operação Carne Fraca. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, reforçou que o Brasil recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a postura adotada pela UE. Na próxima semana Maggi se reúne com os produtores de Frango do Brasil.

Da redação

Foto Divulgação.