OUÇA:Estiagem prejudicou lavoura de Milho em 35% em Nova Andradina.

Campo Grande(MS) –  A seca atinge 50 mil hectares de Nova Andradina e para a segunda safra de milho plantada de 2017 para  2018, a perda por causa da falta de chuva pode chegar a 40 por cento de uma colheita estimada em 3 milhões e quinhentas toneladas. A informação é do  gerente da Cooperativa Agropecuária Regional dos Produtores de Nova Andradina, Coopergrãos , José Antônio dos Santos Filhos, em depoimento concedido a Rádiowebms;

A última chuva caiu em 1º de abril com 45 milímetros. No dia 20 chegou a chover 15 mm, mas alguns pontos da região. Para Santos  é a pior safra dos últimos cinco anos, o que pode impactar na rentabilidade de outros segmentos agropecuários. Caso chova nos próximos dias a produção está comprometida e o prejuízo é certo.. Santos aponta como a redução da produção influencia outros segmentos ligados direta ou indiretamente à agricultura. Uma cadeia inteira será afetada, até mesmo quem depende diretamente do milho como, os produtores de frango ou os pecuaristas no confinamento de gado. O preço médio da saca de milho é de R$ 30,00.

Alguns produtores fizeram seguro Agrícola,  como no Estado do Paraná,  onde a situação  é bem pior que a do Mato Grosso do Sul. A Rádiowebms ouviu,o gerente da Cooperativa Agropecuária Regional dos Produtores de Nova Andradina, Coopergrãos, José Antônio dos Santos Filhos.

João Flores Junior

Foto Nova News.