OUÇA: Cidadão já pode doar para campanha de seu candidato pela Vaquinha Virtual.

Campo Grande(MS) – A justiça Eleitoral já autorizou desde terça feira, dia 15,   doação em  dinheiro de pessoas físicas para pré-candidatos na eleição deste ano por meio da modalidade “crowdfunding” ou financiamento coletivo através da Internet e ainda chamada de Vaquinha Virtual. A novidade foi legalizada no ano passado, na minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso e surgiu na esteira da proibição, em 2015, das doações empresariais para os políticos. De acordo com a Justiça Eleitoral, a ideia é  suprir financeiramente as campanhas, e  ainda  promover maior participação e engajamento dos eleitores na campanha.  A doação só será possível por meio de empresas/sites autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Até a última sexta, havia 20 empresas aptas a intermediar as contribuições e outras 19 em processo de cadastramento.

Veron Junior Vieira Pessoa, assessor  chefe da assessoria de exames contas eleitorais  e partidárias  do TSE. Explica que o dinheiro arrecadado só será destinado ao candidato depois de registrada a  candidatura.

O dinheiro será usado nas campanhas eleitorais entre 15 de agosto ate a data da campanha. A justiça Eleitoral determina que cada pessoa pode doar  até 10% do que recebeu como salário, no valor de um ano anterior. Não existe limite para o candidato arrecadar. O limite de campanha varia de acordo com o cargo disputado.

Ainda de acordo com, Veron Junior Vieira Pessoa, assessor  chefe da assessoria de exames contas eleitorais  e partidárias  do TSE. Caso o dinheiro doado não seja usado, o recurso volta ao doador. 95% dos custos da campanha de 2014 foi feiram pagas pelas empresas. E o candidato já pode fazer campanha de arrecadação para sua campanha pela  Vaquinha Virtual.

Da redação