Semana de doação de leite benefícios da amamentação

 Campo Grande: A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, juntamente com os Bancos de Leite Humano do Estado, lançou a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Durante toda a semana serão desenvolvidas diversas atividades de promoção ao aleitamento e doação de leite materno.

Para a presidente da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano e coordenadora do Centro de Referência Estadual de Leite Humano do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), Elisabete Kamiya, a grande importância da Semana Estadual está na sensibilização feita com as mulheres gestantes e lactantes, público-alvo dessas campanhas.

Doação

O leite materno contém todos os nutrientes, proteínas, açúcares, gordura e vitaminas que o bebê precisa até os seis meses de idade para crescer e se desenvolver com saúde. Possui equilíbrio dos nutrientes e ajuda o bebê a manter o peso adequado.Para doar é preciso se cadastrar antecipadamente em algum dos bancos leite da cidade e tomar alguns cuidados com a higiene pessoal e com a higienização do recipiente onde o leite será colocado.

“Existem sim critérios médicos que avaliam a doadora para garantir a qualidade do leite que será oferecido. O leite deve ser congelado e, além disso, precisa ser colhido em recipientes adequados”, explicou Elisabete.Muitas vezes sem acesso, mulheres não compreendem a importância do que significa o gesto da doação para milhares de crianças.

A Semana de Doação de Leite Humano é uma iniciativa destinada à proteção e promoção do aleitamento materno, que visa ainda sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano. Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros são alguns dos objetivos da Semana Estadual.

Inicialmente, o Dia Nacional era comemorado em 1º de outubro conforme o Ministério da Saúde, por meio de uma portaria de 2003, Art. 1º. Com a lei de 2015, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano passou a ser 19 de maio. A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004.

Para se tornarem doadoras, as mães interessadas devem entrar em contato com o Hospital Regional pelo telefone (67) 3378-2715.

Da redação

Informações Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here