Governo anuncia proposta, líderes divergem e greve está indefinida.

Campo Grande(MS) –  O governo anunciou na noite desta quinta feira 25 de Maio a possiblidade de um acordo para encerrar  com a paralisação   dos motoristas autônomos  iniciada na segunda-feira. O acordo prevê que o desconto de 10% sobre o preço do diesel será mantido por 30 dias – período maior que os 15 dias oferecidos  na noite de quarta feira  pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia informou  que o preço ficará fixo no patamar definido pela Petrobras por 30 dias. Nos primeiros 15 dias, voluntariamente proposto pela Petrobras, e, a partir do 16º dia, o governo irá pagar

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, negou que a decisão represente uma intervenção na política de preço da Petrobras. “A política de preços continua  intacta até a porta da refinaria.  Segundo os ministros, os representantes dos caminhoneiros aceitaram dar uma trégua de 15 dias na greve. Depois do período, as partes voltam a se reunir para negociar as reivindicações da categoria.

O acordo não é  unânime entre os  representantes dos motoristas.  Nélio Botelho, presidente Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado do Rio de Janeiro, diz que não reconhecesse o acordo. Não  que não vai  apoiar o que considera um  absurdo. Recusamos e vamos avisar aos caminhoneiros para não desmobilizar. E de  acordo a proposta não resolve o problema de ninguém”,

E ainda, a direção da  Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) não participou da reunião. Seu presidente, José da Fonseca Lopes, abandonou a reunião logo no início dizendo não concordar com os termos do acordo que era preparado pelo governo.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, minimizou a ausência de Fonseca e afirmou que o acordo foi fechado com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a qual a Abcam é filiada. Padilha meio que ironizou a situação sobre Fonseca e disse que , “A forma como ele saiu, as palavras que ele usou abandonando a reunião, mostraram que ele nunca deveria ter entrado [na reunião].”.

Fonte Veja.com