Estado confirma redução de cobrança de ICMS de Diesel e greve termina no MS.

Campo Grande(MS) – Na terça feira(29/05) o Governo decidiu atender reinvindicação de grevistas e empresários e reduzir a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel de 17% para 12%. A redução só deve acontece depois da paralisação por todo o Estado a , condição foi imposta pelo Executivo.

Depois da greve, o projeto deve ser aprovado na  Assembleia Legislativa e está  acordado que a votação vai ocorrer em regime de urgência,  garantiu o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Segundo o governador, diferentemente da negociação de 2015, não haverá prazo para a redução chegar ao fim. Giuliano Rogério de Sousa, representantes dos motoristas autônomos aprovou a iniciativa do governo e para ele as máquinas devem voltar a funcionar ..

Em dez dias de mobilização, deixaram de entrar na Receita do Estado cerca de R$ 170 milhões, conforme Azambuja.  Ele disse  que o Estado vai  fazer  sacrifício para atender a reinvindicação. Para o  presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen,  as perdas somam  R$ 100 milhões por dia nas indústrias do Estado.

Longen destacou a sensibilidade do governador Reinaldo A Famasul e a Acrisul vão intermediar a negociação com os movimentos rurais e ajudar na desmobilização e atendimento às exigências do Governo. O governador Reinaldo Azambula lembra que já havia adotado a redução de cobrança do ICMS dos motoristas e agora espera pela colaboração da categoria. Segundo o governador, agora o assunto será tratado com integrantes do sindicato das revendedoras de combustíveis do Estado, Sinpetro. Ainda na quarta feira(30/05) o governador Reinaldo manteve reunião com Sinpetro e a OABMS.

Da redação

Foto Divulgação.