OUÇA:Sinergia diz que Energisa demite e tem tarifa alta. Empresa nega.

Campo Grande(MS) – Eletricitários promoveram um ato contra a política de demissões da Energisa/MS na manhã de segunda-feira(11/06). O protesto acontece no dia em que a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul completa 39 anos. De acordo com a  denúncia do Sinergia, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado do Mato Grosso do Sul), 631 trabalhadores foram demitidos desde que o Grupo Energisa assumiu a concessionária, no ano de 2014, o que reflete na qualidade do serviço prestado aos consumidores. Élvio Vargas, vice presidente do sindicato dos Eletricitários, disse à Rádiowebms, que a Energia é a quarta dona da antiga Enersul. E que a empresa desqualifica a mão de obra de profissionais, e demitiu somente ano passado, 178 trabalhadores. A Enersul foi privatizada  em 1987,  depois passou  por  intervenção e esteve nas mãos de  4  grupos.

Os trabalhadores defendem ainda que o Nome Enersul deveria ser mantido. Elvio Vargas lembra que antes o consumidor poderia pedir a religação em caráter de emergência, e para isso pagava uma taxa a mais. Hoje o Serviço não existe mais.

Os  sindicalistas  querem promover audiência pública junto com a comunidade para debater a prestação de serviço de energia realizado em Mato Grosso do Sul. Tanto que a concessionária é, atualmente, uma das empresas com maior número de reclamações no Procon-MS. Em Campo Grande, foram mais de 900 registros nos primeiros quatro meses deste ano.

O outro lado; Em Nota  A direção da Energisa,  informa que faz grande transformação na empresa  e investiu  R$ 1 bilhão de 2014 a 2017. E que  valoriza a meritocracia e a boa prestação de serviço aos seus clientes. E em  quatro anos, o quadro de colaboradores aumentou em 33% com a internalização dos serviços. E promoveu  313 pessoas e realizou  mais de 400 mil horas de treinamento.  E em pesquisa  do instituto GPTW (Great Place to Work), a Energisa MS chegou ao índice de 79,01% de confiança como excelente empresa para se trabalhar. A  Energisa informa que é a  segunda distribuidora de energia com o menor reajuste tarifário do país, conforme o último ciclo de Revisão Tarifária em abril/18, devido à sua eficiência operacional, o que reafirma o compromisso para o desenvolvimento do estado e conforto dos sul-mato-grossenses.

João Flores Junior

Foto Divulgação.