Federal apreende 11 carretas de cigarros, a maior da História em Ivinhema.

Campo Grande (MS) – A superintendência da Policia Federal promoveu coletiva de imprensa na tarde de sábado, 16 de Junho para explica que ao  apreender as 11 carretas abarrotadas de cigarros contrabandeados do Paraguai,  a instituição teve de  bloquear as vias de acesso à saída da cidade de Ivinhema, a 300 quilômetros de Campo Grande. A apreensão, ocorrida ontem à noite, sexta-feira (14), foi a maior da história do Brasil,  informa o superintendente regional da PF, Luciano Flores de Lima. Ele acredita na existência da máfia do Cigarro, que teve a participação de 28 policiais militares em Mato Grosso do Sul, presos recentemente,  pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). De tenente-coronel à praça foram encarcerados.

Nove dos 11 motoristas foram detidos pela PF. Dois conseguiram escapar. Eles podem ser indiciados por contrabando, formação de quadrilha e até lavagem de dinheiro, segundo o superintendente. Luciano de Lima disse que policiais federais faziam rondas rotineiras em Ivinhema e notaram primeiro, quatro caminhões estacionados na cidade com carga contrabandeada. Reforço foi acionado e logo os investigadores descobriram as 11 carretas carregadas de cigarros vindos do Paraguai. O superintendente afirmou que além dos dois motoristas mais integrantes da quadrilha possam ter fugido os chamados batedores (aqueles que vão à frente do comboio para espionar os lugares policiados). O superintendente afirmou que a carga apreendida pode ser de um ou mais chefões  e agem em forma de  consórcio.

O delegado lembrou que, em 2010, a PF aprendeu em MS 15 caminhões carregados com contrabando de cigarro, também em circunstâncias parecidas à operação de Ivinhema. À época, dois PFs pararam num posto de gasolina e resolveram examinar as carrocerias dos veículos enfileirados. Descoberta a carga, nenhum motorista apareceu para pegar o caminhão. Eles jantavam no posto. Também disse o delegado que a quantidade de cigarros em carretas enche a carroceria de dois caminhões. Os nove caminhoneiros detidos em Ivinhema foram levados para celas da delegacia da PF, em Naviraí. Entre eles um tinha deixado a prisão 15 dias atrás e, contra outro, havia um mandado de prisão. Ambos por contrabando de cigarro informou a assessoria da PF.

Da redação.

Foto Assessoria Policia Federal.