OUÇA: OMS preconiza que suicídio é detectado entre 5 e 20 anos.

Campo Grande(MS) – Coordenador do curso de Prevenção ao suicídio, capelão  e bombeiro,  Edilson Reis, e professor da Universidade Federal, UFMS,  lembra da situação de gravidade vivida no Brasil por causa da falta de politica de saúde mental,   que atenda a população. Edilson Reis, lembra que o suicídio deve ser discutido pela sociedade. O especialista valoriza  os profissionais que recebem pacientes nos CPS – Cento de Apoio Psicosocial e Unidade Básica de Saúde. Para Reis o suicídio pode ser prevenido com Conversa franca e  aberta.

O especialista denuncia que os doentes mentais estão ainda nas ruas  e nos presídios. O professor diz que a organização Mundial da Saúde, OMS,  preconiza que o suicídio é detectado entre 5 aos 20 anos de idade. E destaca que a Universidade Federal é a única que tem um curso de prevenção ao suicídio no Brasil.

O Setembro Amarelo terá programação específica nos dias 10 e 11 deste mês,  no teatro Glauce Rocha da Universidade Federal, quando acontece o  12º  Seminário de Promoção a Vida e  Prevenção ao suicídio, no dia 10 começa  ás  14 horas e no dia 11 também as  14 e 19 horas. Os participantes terão certificados. E no dia 29 de setembro  ás  08h00  acontece a primeira caminhada  de Promoção a  Vida e Prevenção ao suicídio, a concentração será na praça Ari Coelho. Os participantes devem usar vestimenta de cor azul.

E se você vive um momento de Angústia e quer conversar , Edilson Reis recomenda ligar para o  telefone do  Gase pelo   141 ou 181 do Centro de Valorização da Vida,CVV

João Flores Junior

Foto Divulgação.