MS tem melhor IDEB do Brasil. Governo investiu na capacidade humana.

Campo Grande(MS) – A qualidade do aprendizado dos alunos das escolas  de Mato Grosso do Sul  melhorou em 2017.  Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil, foram anunciados  na segunda-feira,  As escolas da rede pública estadual avançaram em todas as etapas da educação: anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série e 5° ano), anos finais do Ensino Fundamental (8ª série e 9° ano) e Ensino Médio (3° ano). O avanço das notas foi um dos compromissos assumidos em 2014 pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB)

A nota do   Ensino Fundamental Rede Estadual de Ensino foi 5,6 em 2017 – acima da meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 4,9. Na última avaliação, em 2015, a média da 4ª série e do 5º ano do Estado foi de 5,4. Nos anos finais do Ensino Fundamental a nota obtida este ano foi de 4,6 – também acima da meta estabelecida pelo MEC, que era de 4,4. Em 2015, a nota média do Ideb da 8ª série e do 9° ano das escolas estaduais foi avaliada em 4,1.A nota do Ensino Médio (3° ano) também melhorou, mesmo ficando abaixo da meta definida pelo MEC. Subiu de 3,5 em 2015 para 3,6 em 2017. A meta era de 4,2. O Ideb   indicador geral da educação nas redes pública e privada é divulgado a cada dois anos em âmbito nacional, para cada escola, rede, município e estado.

Para chegar à nota, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças e jovens das séries avaliadas. A secretaria de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta comenta o projeto Aja que abrange estudantes de 15 á 17 anos que não fizeram o ensino fundamental , o programa funciona em 54, das 79  cidades ..Em todo o Estado são 365 escolas mas  nem todas foram ainda reformadas..

A informação de que o MS bateu todos os índices do IDEB foi publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo de segunda feira.

Da redação

Foto Divulgação.