Líder da quadrilha foi preso em Maceió e deve chegar o MS.

Campo Grande(MS) – A Polícia Federal deflagrou neste sábado (22) a Operação Nepsis em Mato Grosso do Sul e mais quatros Estados para prender organização criminosa especializada no contrabando de cigarros e combater a corrupção policial. Conforme a investigação, o esquema em mercadorias contrabandeadas já causou prejuízo de R$ 1,5 bilhão para os cofres públicos. No total, serão cumpridos 86 mandados de prisão e de busca e apreensão.

Entre os presos, estão policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Polícia Militar e da Polícia Civil de MS, além dos líderes e dos “gerentes” do grupo. Segundo a PF, a organização criminosa investigada criou sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Estado com características empresariais, com a participação de centenas de pessoas. Cada uma tinha uma função como de gerente, batedores, olheiros e motoristas e, ainda, a de corromper policiais para participar do esquema.

Segundo a investigação, estima-se que, no ano passado, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.  280 policiais federais de diversos Estados foram destacados pela PF para o cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva, 8 de prisão temporária e 43 de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas. Doze policiais do MS terão as atividades suspensas.

O nome da Operação Nepsis faz referência a um termo grego que significa vigilância interior, estado mental de atenção plena. A ação conta com apoio da PRF, Receita Federal, apoio logístico do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e das Corregedorias das Polícias Civil e Militar. O líder do bando já teria sido preso em Maceió capital do Estado de Alagoas e estaria sendo transportado para Campo Grande. O Nome do líder ainda não foi anunciado e que ele foi preso no momento em que participava de uma luxuosa festa na capital daquele estado.

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here