Redes Sociais ajudam ao eleitor tomar decisão na hora de votar.

Campo Grande(MS) – Há poucas semanas para as Eleições 2018, a difusão de memes envolvendo os principais candidatos à presidência da República tem esquentado o debate político nas redes sociais. E mais: essas imagens com montagens de fotos e frases humorísticas ou críticas, podem influenciar a decisão final dos eleitores brasileiros na hora do voto. É o que indicam análises de dois cientistas políticos. Para o professor da Universidade de Guarulhos-São Paulo, Gleibe Pretti, o cenário atual, composto por grande número de indecisos, favorece a utilização das redes sociais como plataforma de convencimento.

Há memes mais agressivos – que atacam ou diminuem candidatos -, seja transformando presidenciáveis em fantoches ou colocando propostas de governo de forma irônica.

Os presidenciáveis somam mais de 12 milhões de curtidas em suas páginas oficiais e com isso, desprezam o horário na televisão ou rádio para alcançar seus eleitores no mundo digital. O meme aparece logo em seguida e vira assunto mais comentado entre os amigos e familiares. Isso por conta do poder que aplicativos e redes como o Whatsapp têm de chegar a diferentes classes sociais e faixas etárias. É o que explica Diogo Tourino, professor da Universidade Federal de Viçosa-em Minas Gerais. As eleições serão no dia 07 de outubro. 

 

Da redação