Ouça; Agrônomos passam a ser responsáveis pelas misturas em tanque.

Campo Grande(MS) – Profissionais reproduziam as bulas dos produtos. Agora, também decidirão sobre a mistura em tanques, identificando incompatibilidades , um acordo assinado no dia 11 de outubro  no gabinete do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), atribui ao engenheiro agrônomo a responsabilidade pelo receituário de aplicação de agrotóxicos. Até então, o receituário reproduzia o que é previsto nas bulas emitidas pelos fabricantes. Assim os engenheiros agrônomos, que também passam a definir as misturas que podem ser feitas  com os   produtos. Era uma demanda antiga dos profissionais, o ministro Blairo Maggi anunciaPelo acordo, assinado com o presidente do Confea, Joel Kruger, é delegada a edição de atos normativos no que se refere ao receituário agronômico, para incrementar o gerenciamento de risco no uso de agrotóxicos.

Hoje, a receita já pode ser incrementada pelo conhecimento técnico, pelas referências bibliográficas e cientificas disponíveis no mercado, na bibliografia acadêmica. E o engenheiro agrônomo tem mais  liberdade para fazer recomendações, do jeito que é necessário para o controle fitossanitário”, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel. Com o  acordo de cooperação, haverá  avanços , dar ao engenheiro agrônomo o que lhe é de direito pela lei que instituiu a sua profissão, que é fazer a recomendação com base técnica do produto usado no campo”, completou o secretário. Luís Rangel, secretario de Defesa do Ministério da Agricultura fala do avanço da cooperação.

Por meio de portaria, foi instituída a  agenda anual da Secretária de Defesa Agropecuária o Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos, evento que se realiza há 15 anos, mas que não estava no calendário oficial do Ministério da Agricultura. A partir de agora, será organizado em conjunto pela Secretária de Defesa Agropecuária e pelo Confea,  para  discutir a fiscalização agropecuária, o uso de produtos, o contrabando de agrotóxicos e o exercício profissional. Além disso, foi definida lista de pragas prioritárias do ministério, editada anualmente. A lista demonstra para as empresas que oferecem tecnologia quais são as principais preocupações fitossanitárias do Mapa.

Da redação

Foto Divulgação.