Ouça: STF garante liberdade e debate em universidades públicas e privadas no Brasil.

A Corregedoria  Geral da República entrou com pedido de Liminar no Supremo Tribunal Federal,   para que seja assegurado o direito  a livre liberdade  de expressão, e  livre manifestação dentro das universidades, A corregedoria eleitoral disse que pediu informações para analisar  em que  circunstâncias, os juízes eleitorais autorizaram a presença e ação da  policial Militar em  27 universidades publicas incluindo a Universidade Federal e a da Grande Dourados. Em vários campis foram retirados diversos cartazes adesivos, faixas, uma delas com dizeres contra o Facismo e em alguns relados de casos de ameaças a professores. A procuradora Geral da Republica Raguel Dodge acompanha a denuncia e diz que há indícios de desrespeito a constituição.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral Rosa Weber, informou que só juízes eleitorais podem determinar qualquer tipo de ação eleitoral nas universidade  e que existe diferença entre fazer campanha eleitoral e livre manifestação de professores e estudantes. Em Campo Grande Acadêmicos da Universidade Federal conseguira, usaram pano preto para  fazer manifestação na entrada da unidade e em frente ao símbolo da Instituição. Os  universitários  protestaram contra a Censura..

A AOB Nacional divulgou nota informado que as universidades devem se respeitadas, como espaço autônomo para debates dentro das instituições garantido o direito a todos seja da direita o esquerda, E na Sexta feira da semana passada a presidente do STF Carmem Lúcia acatou liminar que garante liberdade de expressão das Universidades públicas ou particulares no Brasil.

Da redação

Foto André de Abreu / Top Mídia News.