PMA inicia operação especial para feriado de Finados

Campo Grande (MS)- Devido ao feriado prolongado, a PMA iniciou hoje (31) às 8h00 a “Operação Dia de Finados”, com encerramento no dia 5 de novembro às 7h00, envolvendo 364 policiais. Como aconteceu durante a operação ocorrida no último feriado prolongado, todo o efetivo administrativo será utilizado na operação.

No mês de outubro é comum ocorrer elevação do número de turistas de fora e a própria população do Estado nos rios praticando pesca, especialmente em feriados prolongados. Este feriado do dia de finados, mais ainda, por ser o último fim de semana e feriado com a pesca aberta.

A Polícia Militar Ambiental manterá o patrulhamento reforçado, com a finalidade de se prevenir a pesca predatória e, desde o dia 1º de outubro, realiza a operação pré-piracema. Foi determinado reforço da fiscalização para as oito Subunidades responsáveis pela fiscalização nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba como as de Cassilândia, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Naviraí, Porto Primavera, do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Naviraí e Mundo Novo. No leito do rio Paraná, o período de defeso começa às 00h00 desta quinta-feira, mas também com preocupação à fiscalização nos rios de toda a bacia, onde a pesca só fecha meia noite do dia 4, no intuito de se evitar a pesca predatória relativa à captura e transporte de pescado fora da medida, acima da cota permitida, com petrechos proibidos e em locais proibidos, atitudes que também são crimes e infrações administrativas, com as mesmas penalidades de se pescar durante a piracema.

PREVENÇÃO E REPRESSÃO AO TRÁFICO DE PAPAGAIOS – Durante esta operação, atenção especial também terá o crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios.

A região principal do problema é a situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Só neste ano já foram apreendidos 141 papagaios no Estado.  Outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos pela PMA.

O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – IMASUL determinou que nos rios de domínio do Estado da bacia do rio Paraná, a pesca será permitida até o dia 4 de novembro à meia noite.  Na Bacia do Rio Paraguai o período de defeso também se inicia no dia 5 de novembro.