Segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começa na quinta-feira em todo o país

Campo Grande (MS)- A partir da próxima quinta-feira, 1º de novembro, pecuaristas de várias regiões do país podem iniciar a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa, que vai atingir animais com até 24 meses.A primeira etapa foi realizada em maio, quando foram vacinados 197,87 milhões de animais, de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças.Apenas o Acre, Espírito Santo, Paraná e parte de Roraima vão vacinar todo o rebanho. Os estados com maior número de animais são o Mato Grosso, com 30 milhões, seguido de Minas Gerais, com pouco mais de 23 milhões de cabeças.A cidade com o maior rebanho é São Félix do Xingu, no Pará: 2,2 milhões de animais.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa dividiu o país em cinco blocos de estados para a eliminação completa da necessidade de vacinação até 2026.

De acordo com o Ministério da Agricultura, mesmo com o Brasil começando a retirar a vacinação, está sendo criado o Banco de Vacinas e Antígenos. O banco terá estoques estratégicos de vacinas aos quais os países poderão recorrer em caso de eventuais emergências sanitárias.

O Brasil é considerado livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. O estado de Santa Catarina, que não vacina o rebanho desde 2000, é reconhecido, desde 2007, como área livre da doença sem vacinação. Agência Brasil