OUÇA: Começa campanha de prevenção e conscientização ao câncer de próstata, o Novembro Azul

Campo Grande (MS)- Foi lançada nesta segunda-feira (5),  o Novembro Azul, campanha de prevenção contra o câncer de próstata em homens com a faixa etária a partir dos 45 anos. Em Mato Grosso do Sul, são registrados 1.100 casos para cada 100 mil habitantes por ano, de acordo com o Inca.

Com o objetivo de conscientizar os homens sobre a doença, a Secretária de Saúde lançou a campanha para intensificar a importância do exame precoce. Neste ano, em todo o Brasil foram diagnosticados 68.220 mil casos. Em seis anos, desde 2013, 13.772 mortes foram confirmadas. O secretário de saúde, Carlos Alberto Coimbra, comenta.

SONORA

O câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata os homens no País. Em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia do Estado a maior parte da população masculina, na faixa etária de risco, nunca passou por uma consulta com um urologista.  Ariê Carneiro é urologista e  especialista no assunto e comenta.

SONORA

Dos casos registrado no Estado, 147 homens morreram vítimas do câncer de próstata.  A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer os exames preventivos para saber se houve qualquer alteração na próstata. Os homens que já possuem fatores de risco, como antecedentes de câncer na família, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos, como destaca o oncologista Fábio Schutz.

SONORA

A campanha prevê diversas ações com palestras de conscientização tanto na Capital quanto no interior do Estado.