Na Ary Coelho, população recebe atendimento para diagnóstico de câncer de boca

Campo Grande (MS)- A Praça Ary Coelho, na região central de Campo Grande, recebe nesta terça-feira (6) ações de prevenção e diagnóstico do câncer de boca, entre 8h e 14h. Será instalado um posto de atendimento para que a população passe por triagem com objetivo de verificar possíveis lesões da cavidade bucal.

Os casos diagnosticados como lesões com potencial de cancerização serão encaminhados para as unidades especializadas. Todo o atendimento será gratuito.

“A recomendação é que a população consulte um cirurgião-dentista regularmente. Assim, no caso de alguma lesão agressiva, o profissional poderá tratar a patologia de forma precoce. O câncer de boca tem um grande índice de cura se tratado no início. Mas se não tiver o acompanhamento pode levar a morte”, alerta o presidente do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia), José Wilson Capdeville.

Conforme os últimos dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) para Mato Grosso do Sul, a estimativa para 2017 era de que a doença fosse o 6º de maior incidência entre os homens, com uma taxa de 10,82 homens acometidos para cada 100 mil habitantes. Já entra as mulheres, a patologia seria a 13ª de maior incidência, com uma taxa de 3,14.

Para o biênio de 2018-2019 é estimada uma taxa de 11,67 casos em homens e 3,30 casos em mulheres, mudando a incidência para 5º mais frequente no sexo masculino e 12º, no feminino.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o levantamento, a taxa bruta de mortalidade por Câncer de Lábio e Cavidade Oral por 100 mil em 2014 foi de 5,14 a 7,15 entre os homens. Já entra as mulheres, a taxa foi de 1,30 a 1,51. Campo Grande News