Ouça; Com colapso na captação de água da chuva, plantio de árvore pode ser solução

Campo Grande(MS) – Campo Grande tem mais de 30 córregos,  por isso a cidade sempre teve inundações e enchentes em época de muita chuva. E mesmo com várias obras de contenção, a comunidade sofre constantes prejuízos. Para a prefeitura, não  há espaço para escoar o excesso de água,  e que cada Morador deveria fazer sua parte. Rudi Fioresi secretário de obras, responsabiliza a comunidade.

Integrantes, do Ministério Publico, prefeitura e Universidade federal, promoveram audiência pública para apontar soluções. Peter Cheung, Engenheiro e doutor em área de hidráulica e saneamento, da Universidade Federal, sugere o uso de cisterna e ainda obras de Macro drenagem.O especialista anuncia outra alternativa. Nas obras de micro drenagens ele anuncia reservatório de tangues para armazenar  água da chuva

Outra alternativa , a implantação de jardim de infiltração. Peter Cheung  diz que Campo Grande não tem  plano de politica municipal de drenagem urbana,  onde estão contidos instrumentos de gestão. O Peter,  alerta que em breve,  todo o cidadão que não fizer proveito da água excedente vai pagar.

Já para o  meteorologista Natalio Abrão filho, do Centro de Monitoramento do Tempo  da Uniderp/Anhanguera, a vegetação  do Parque dos Poderes tem ajudado no equilíbrio  ambiental da capital. Natálio  destaca  o papel do  centro de Educação Ambiental do Parque do Sóter..

O meteorologista  anuncia como  medida preventiva, plantio de novas arvores por toda campo Grande.

E Para convencer o campo-grandense a abrir espaço para escoar a agua da chuva, a prefeitura promete através de lei, premiar o cidadão pela iniciativa  como explica Eduardo Romero, presidente da comissão do plano diretor..

O novo plano diretor de Campo Grande ainda não traz soluções efetivas para evitar enchentes, somente obras de contenção nos córregos Prosa  e segredo, o relatório revisado pelos vereadores recebeu  254 emendas e pode sofrer mudanças a partir de cinco anos de aplicação.

Ouça a reportagem Especial da Rádiowebms

João Flores Junior