Bolsonaro acaba com o Mais Médico e garante cidadania brasileira à cubanos

Campo Grande(MS) Depois do anuncio  do  fim do programa Mais Médicos, edificado pelo governo Brasileiro com o Governo de Cuba em que profissionais da área da Saúde trabalham em diversos estados do Brasil, o ministério da Saúde informou nesta quarta feira que deve publicar edital nos próximos dias , para convocar médicos que queiram ocupar vagas  a serem deixadas até dezembro por mais de 8 mil 333 médicos cubanos.

Ainda hoje, 14 de novembro,  o Ministério da Saúde de Cuba informou ao governo do Brasil, que o pais não participa mais do programa iniciado pela presidente Dilma Roussef(PT) o mitivo da decisão, “ameaçadoras e depreciativas” feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro.“Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior”, informa a nota do Ministério da Saúde de Cuba.

Segundo o informe, desde 2016 o Ministério trabalha na diminuição de médicos cubanos no programa .Até o referido ano, cerca de 11.400 profissionais de Cuba trabalhavam no Mais Médicos. Neste momento, 8.332 das 18.240 vagas do programa estão ocupadas por eles. Eis os dados por unidade da Federação: Em Mato Grosso são 110 profissionais e  99 estão em atividades em todo o Estado. O presidente eleito Jair Bolsonaro, também garantiu asilo politico para cidadãos cubanos que queiram continuar a morar e trabalhar no Brasil como brasileiros.

Da redação

Foto Divulgação.