Reforma vai transferir atendimento da Depac Centro para 2ª Delegacia

Campo Grande (MS) – A Polícia Civil informa que a partir desta quinta-feira (22.11) os serviços da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Centro (Depac/Centro) serão realizados na 2ª Delegacia de Polícia Civil (DP), que fica localizada na avenida Monte Castelo, 464, no Monte Castelo, em Campo Grande.O motivo da mudança é que a unidade passará por obras de melhorias da infraestrutura, por meio do projeto Mãos que Constroem, que utiliza mão de obra de presos dos regimes aberto e semiaberto do sistema prisional da Capital para revitalizar os prédios da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De acordo com a Polícia Civil, devido à transferência, a Depac e a 2ª Delegacia não funcionarão das 8h às 18h nesta quarta-feira (21.11), para que sejam feitas as adequações necessárias. Após esse horário os serviços já serão restabelecidos.É importante ressaltar, que as pessoas que precisarem do atendimento destas delegacias poderão procurar as demais unidades da Capital, entre elas a Depac Piratininga.

Mãos que Constroem

O projeto Mãos que Constroem é fruto de uma parceria entre a Sejusp com o Conselho da Comunidade de Campo Grande e o Poder Judiciário. Diferente do modelo adotado para a reforma dos prédios escolares – onde todo o trabalho é custeado com recursos do fundo arrecadado pelo desconto de 10% do salário de cada preso da Capital que trabalha em convênios firmados com o poder público ou iniciativa privada – no Projeto o Governo do Estado conta apenas com a utilização da mão de obra prisional, autorizada pela 2ª Vara de Execução Penal.

Além de recuperar os prédios públicos, a ação também contribuirá com a ressocialização e diminuição da pena. Por esse convênio os trabalhos são executados em menor tempo. Uma obra que seguindo o cronograma demoraria em média oito meses, já por meio do Projeto ela é executada em, no máximo, quatro meses.

Ao final de cada reforma o reeducando recebe uma carta de recomendação atestando sua eficiência no trabalho, com um pequeno descritivo das atividades por ele desenvolvidas, objetivando a reinserção no mercado.

  • Depac Centro – Rua Padre João Crippa, 1.581, Centro – (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano);
  • 2ª Delegacia –  Avenida Monte Castelo, 464, Monte Castelo;
  • Depac Piratininga – Rua Nove de Julho, 705 Vila Ipiranga. Com informações da assessoria de Imprensa da SEJUSP