OUÇA: Acordo quer diminuir 144 mil t de açúcar em produtos alimentícios até 2022

Campo Grande (MS)- Com o objetivo de reduzir 144 mil toneladas de açúcar em produtos até 2022, foi assinado, nesta semana um acordo entre o Ministério da Saúde e diversas associações do ramo alimentício. Os principais alimentos que terão corte na quantidade de açúcar são bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, bebidas açucaradas e biscoitos recheados. Os biscoitos recheados e os produtos lácteos são os que sofrerão maior redução: 62% e 53%.

Para o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a redução dos níveis de açúcar tornarão os alimentos mais saudáveis.

SONORA

Os brasileiros consomem uma média de 80 gramas de açúcar diariamente. Esse valor corresponde a 18 colheres de chá. Do total de açúcar ingerido, 64% é adicionado ao alimento pelo próprio consumidor. Conforme dados do ministério da saúde, o alto consumo de açúcar já impacta no aumento de doenças como diabetes, obesidade e casos de câncer. Para Gilberto Occhi, esse é um momento que vai possibilitar mais saúde pra geração futura.

SONORA

As metas serão monitoradas a cada dois anos pela Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O protocolo seguirá o mesmo padrão do feito para reduzir a quantidade de sódio em alimentos processados, que reduziu mais de 17 mil toneladas dessa substância em quatro anos. Com informações da Rádio Agência Nacional