Anatel vai bloquear celulares irregulares em 10 estados a partir deste sábado

Campo Grande (MS)- A partir de sábado (8), a Anatel vai bloquear celulares irregulares em funcionamento nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.A medida, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é para combater o uso de celulares falsificados e inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

Desde 23 de setembro, quem ativa um celular irregular nesses estados tem recebido um alerta de que o aparelho é irregular e será bloqueado.

Quem recebeu esta mensagem, deve procurar a empresa ou a pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.A Anatel explica que, entre os celulares irregulares a serem bloqueados, há aparelhos que não oferecem a qualidade e a segurança exigidas pela regulamentação brasileira.No Distrito Federal e no estado de Goiás, onde o bloqueio está implantado desde maio deste ano, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis mais de 100 mil celulares irregulares.

Nos estados da Região Nordeste e demais estados da Região Norte e Sudeste, as mensagens de bloqueio de celulares irregulares serão enviadas a partir de 7 de janeiro de 2019 e os aparelhos passarão a ser bloqueados em 24 de março do ano que vem. Agência Brasil