MPE apura fraude em licitação na câmara de Dourados, crimes são de 2010

Campo Grande(MS) De acordo com a assessoria de Imprensa do MPE, foi deflagrada na  tarde desta quarta-feira (05/12),  a Operação  Cifra Negra, promovida pela  16ª Promotoria de Justiça de Dourados (MS), através do  Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, e da 2ª Delegacia de Polícia também de Dourados,   e  pelo Delegado de Polícia Francis Flávio Tadano Araújo Freire.

A operação,   é o  desdobramento de duas operações anteriores: Operação Telhado de Vidro e Operação Argonautas, que  investiga “crimes do colarinho branco”,  como fraude à licitação e corrupção ativa e passiva, que, conforme  indícios,  na  Câmara Municipal de Dourados há pelo menos oito anos. O MPE  constatou que  processos licitatórios, eram feitos com  empresas “cartas marcadas”,  algumas delas, inclusive, existiam apenas no papel,  para  simular uma concorrência leal nas licitações. Sem a devida concorrência, os valores dos contratos dos processos eram  exorbitantes. Para garantir que o  crime  se perpetuasse, as empresas repassavam valores mensais, isto é, “propinas”, a servidores públicos, dentre eles  integrantes  da Mesa Diretora da Câmara da época.

A decisão que decretou as prisões preventivas e a expedição dos mandados de busca e apreensão, com cumprimentos na cidade de Dourados e Campo Grande, dentre outras medidas investigativas, foi proferida pelo Juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Dourados, Luiz Alberto de Moura Filho. São 10 mandados de prisão e um mandado de busca e apreensão expedidos na operação.

João Flores Junior