Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições termina nesta quinta-feira

Campo Grande (MS)- Quem deixou de votar no primeiro turno das eleições deste ano tem até esta quinta-feira (6) para regularizar a situação eleitoral. A ausência, sem justificativa, no dia da eleição é irregularidade punível com multa.

Além disso, o eleitor pode ser impedido de tomar posse em cargo público, fazer matrículas em instituições de ensino superior e, no caso de servidor público, receber o salário.

A justificativa pode ser feita direto nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, onde a pessoa vai preencher o formulário de justificativa e entregar a documentação pessoalmente.

Quem preferir pode fazer todo o processo pela internet, preenchendo o formulário e anexando o documento que comprove a impossibilidade de comparecer no dia do primeiro turno da eleição. Neste caso, o cidadão vai receber um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento.

O eleitor inscrito na Zona Eleitoral do Exterior, ausente do seu domicílio eleitoral na data da eleição ou que não tenha votado, também necessita justificar o não comparecimento às urnas na eleição presidencial.

A justificativa deve ser entregue diretamente ao juiz da Zona Eleitoral do Exterior, nas missões diplomáticas ou enviada pela internet. Rádio Agência Nacional

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here