Sem cumprimento de lei devastação é feita até por famosos como Lucas Leiva

Campo Grande(MS) – O volante brasileiro Lucas Leiva,  jogador do time italiano  Lazio, recebeu  multa por causa de  desmatamento ilegal de 46 hectares de vegetação em uma de suas fazendas, de  Caracol – a 364 quilômetros de Campo Grande.  O desmatamento foi constatado durante a  operação Cervo-do-Pantanal, pela Polícia Militar Ambiental com a ajuda de imagens de satélite e de drones.

Foram derrubadas árvores de grande porte pela raiz e também vegetação arbustiva sem a licença ambiental em uma área regenerada da Fazenda São Pedro –  distante  a  30 quilômetros da cidade. A madeira retirada não estava mais no local, que foi transformado em área de pastagem. A fazenda é especializada na criação de gado da várias  raça  de gado inclusive dos Estados Unidos. As atividades na propriedade também foram cessadas  e o jogador, de 31 anos, que mora na Itália, foi autuado e  multado em R$ 13.800,00.   Além da multa administrativa, haverá processo por crime ambiental, com pena de três a seis meses de detenção. Lucas Leiva ainda foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental. A autuação pela PMA é o primeiro passo de processos desse tipo.

Ainda cabe defesa administrativa.   Lucas começou a carreira nas categorias de base do Clube Desportivo Sete de Setembro em Dourados. Em 2002 jogou na base do Grêmio, até passar para o time principal, em 2005. Em 2007 foi transferido para o Liverpool, na Inglaterra, onde atuou por 10 anos. Em 18 de julho de 2017, foi anunciado como novo reforço da Lazio.

Da redação