Campo Grande(MS) – Os presidentes do Brasil Michel Temer e do Paraguai, Mario Abdo, assinaram no dia 21 de dezembro autorização da construção de ponte que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta – a última barreira para a consolidação da Rota Bioceânica. Com a obra, Mato Grosso do Sul terá acesso rodoviário ao Oceano Pacífico, ampliando as possibilidades de conquista de novos mercados para exportação de produtos. A autorização para a obra foi dada com a assinatura de declaração conjunta dos dois países, na Usina Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).
O custo total previsto das pontes é de US$ 270 milhões, pouco mais de R$ 1 bilhão, de reais investidos ao longo de três anos. Pelo acordado entre os dois governos e pela diretoria de Itaipu, a parte paraguaia da usina financiará a construção da ponte em Mato Grosso do Sul e a margem brasileira entrará com recursos para a ponte em Foz do Iguaçu. Agora, os projetos devem ficar a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Com a redução do tempo de viagem os produtos do Mato Grosso do Sul, exportados pela Rota Bioceânica chegam ao Chile hoje com uma semana de antecedência
O governador Reinaldo Azambuja destacou que o novo caminho entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai representa melhores condições para exportações de produtos primários e industrializados. Além da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, outra travessia será erguida no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. Elas serão custeadas pelos dois países por meio da Itaipu Binacional. O custo estimado da obra é de R$ 1 bilhão e a construção deverá ser concluída em até três anos.
Da redação
Foto Silvio Andrade Subcom