Saúde, Segurança, Educação e Geração de emprego, são prioridades de Reinaldo

Campo Grande(MS) –  A pasta da  Administração fica com  Roberto Hashioka. Ex-prefeito de Nova Andradina, atualmente ele é diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). O atual titular da Secretaria de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto Assis, vai reforçar a Secretaria de Governo que continua   sob a gestão de Eduardo Côrrea Riedel. Tesoureiro do PSDB, Sérgio de Paula também vai para a Segov e, junto com Assis, vai atuar na articulação política no interior. Assis vai desempenhar função similar, mas em Campo Grande. A  Segov  terá mais  poderes a partir de 2019, incluindo Escritório de Representação em Brasília. Conforme o governador, será feito convite ao senador Pedro Chaves.

 A secretaria chefiará diretamente a Subsecretaria Especial de Cidadania (que por sua vez responderá pelas subpastas de Políticas Públicas para Idosos, LGBT, Pessoas com Deficiência, Assuntos Comunitários, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Populações Indígenas) e as fundações de Cultura, Rádio e TV Educativa, além de Esporte e de Turismo.   A Secretaria Estadual de Fazenda será comandada pelo advogado tributarista Felipe Mattos de Lima Ribeiro. No primeiro mandato de Reinaldo, ele foi assessor especial da Governadoria e também coordenador da vitoriosa campanha eleitoral. Atual comandante da Sefaz, Guaraci Fontana vai se aposentar. Reinaldo reafirma as prioridades de sua administraçãoO Estado  pretende diminuir gastos com a redução de nomeações em cargos comissionados e na realização de  contratos e terceirizações.

Geraldo Resende (PSDB).  Será secretario de Saúde cargo que  ocupou entre 2000 e 2002, na gestão do então governador Zeca do PT. O vice-governador Murilo Zauith (DEM) será o novo secretário de obras. A Seinfra (Secretaria Estatual de Infraestrutura) chefia a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Agehab (Agência Estadual de Habitação). Jaime Verruck  continua na  Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). A permanência é para manter o setor industrial e ambiental fortalecido. Maria Cecília Amendola da Motta continua no comando da Educação.  Elisa Nobre segue à frente da Sedhast (Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). Na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), permanece Antonio Carlos Videira. A Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania foi extinta, mas o atual titular Athayde Nery vai presidir a Fundação de Cultura, ligada à Segov.  A Procuradoria Geral do Estado será comandada a partir de 2019 por Fabíola Marquetti Sanches Rahim, servidora de carreira. Já a e  a  Controladoria-Geral do Estado segue sob a chefia de Carlos Eduardo Girão de Arruda.

Da redação

Foto Edemir Rodrigues Subcom