Dengue tem notificação em 19 das 79 cidades do MS

Campo Grande(MS) – Anunciado na  segunda-feira (14) foi divulgado o primeiro boletim epidemiológico de 2019 da SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul, com dados da primeira quinzena de 2019, e a análise mostra que casos notificados de dengue já são registrados em 19 cidades do Estado. Ao todo são 79 municípios em MS. Três Lagoas, Rochedo, Caracol, Figueirão, Sidrolândia, Água Clara, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Coxim, Sonora, Amambai, Terenos, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Miranda, Ponta Porã, Maracaju, Corumbá e Campo Grande contam com casos notificados da doença. São ao todo 172 casos.Dentre estes, Três Lagoas, na região leste de Mato Grosso do Sul, possui a maior incidência de casos notificados. São 109 até o momento. Na análise da SES que considera baixa incidência quantidade abaixo de 100 casos por 100.000 habitantes, o município alcança 99,4% de incidência.

A capital possui 15 casos notificados. Sidrolândia conta com 12. Rochedo e Caracol possuem quatro cada. Figueirão, no centro norte de MS, aponta dois casos notificados. Em Água Clara são três. O total de casos confirmados da doença em MS alcança sete, sendo estes em Três Lagoas (03), Ribas do Rio Pardo (02), Bela Vista (01) e Sonora (01). Dourados não possui casos notificados e nem confirmados da doença. Os dados apresentados no boletim foram colhidos até o dia 10 de janeiro. Durante todo o ano de 2018, o número de casos notificados alcançou 10.083 em MS. Na comparação com o ano de 2017 ocorreu aumento, já que o total nesse período foi de 7.274, ou seja quase 30% a mais.

DENGUE

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Entre os sintomas estão febre alta e dores no corpo. A dengue pode levar a morte. A principal medida que a população pode aderir para evitar a proliferação da doença é evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano, já que o mosquito usa pontos com água acumulada para se proliferar. Além do Aedes Aegypti transmitir a dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya, e as ações de controle do vetor são imprescindíveis.

Da redação

Foto;Divulgação