PROCON notifica Energisa aumento no preço do serviço; Empresa justifica o Verão

Campo Grande(MS)  –  A Informação foi anunciada pelo  superintendente, Marcelo Salomão, nesta sexta feira, e foi por causa do  aumento excessivo de reclamações dos consumidores, principalmente nos municípios do interior do Estado.

“Entendemos que a Energisa vem demonstrando desinteresse em resolver as reclamações apresentadas pelos consumidores. No interior, a situação é ainda pior e reforço a importância de que a população procure as unidades municipais do Procon para formalizar os problemas registrados”, destaca.  E de acordo com ele, a empresa tem prazo de 10 dias (corridos), a contar da formalização da notificiação em 16 de janeiro, para esclarecer os questionamentos do órgão fiscalizador.

“Verificamos uma elevação média no valor das contas em cerca de 30%, então questionamos quais os critérios para os aumentos, sob pena de serem instaurados processos administrativos. Além disso, solicitamos que os casos de reclamação sejam averiguados e os valores cobrados, devolvidos em dobro a cada consumidor prejudicado”, acrescenta o representante do Procon/MS.

TOP 10

Segundo diagnóstico feito pela equipe técnica do Procon/MS, os 10 problemas com maior número de reclamações sobre a Energisa são: cobrança indevida/abusiva, ausência de resposta, consulta sobre serviços, resolução de demandas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), dúvidas sobre valor/reajuste, acesso ao serviço, ausência de registro numérico, rescisão ou alteração unilateral de contrato, dano material e inacessibilidade para deficientes.

A reclamação  dos procons municipais é generalizada e, segundo os diretores dos órgãos nos municípios do interior, “há  demonstração de má vontade quando procuramos contatos  com representantes da empresa para encaminhar demandas de consumidores. A Energisa demonstra não ter interesse em ter um canal direto de comunicação com os órgãos de defesa o consumidor”, acrescenta Salomão.

O Outro lado : Em resposta a notificação do Procon/MS, a Energisa respondeu que as altas temperaturas registradas no Estado, principalmente no mês de dezembro, causaram elevação do consumo de energia entre a população. “A alteração do valor percebida nas contas de luz do mês de janeiro, refere-se a dezembro”, detalha o documento.

Na justificativa, a empresa informa que o forte calor exige maior consumo de energia por parte dos equipamentos de refrigeração. Dentre os aparelhos que mais consomem eletricidade estão: ar condicionado, geladeiras, freezers, ventiladores e câmaras frias. Residências e comércios como laticínios, frigoríficos e sorveterias, são exemplos de perfil de alto consumo por causa do Verão

Da Redação

Foto Divulgação.