DOF apreende quase 9 toneladas de maconha no Itamarati em P. Porã

Campo Grande(MS) –  As quase  nove toneladas de maconha em  caminhão, foram apreendidas na manhã desta segunda feira na  MS-164, em Ponta Porã. A policia crê que a droga seja traída em pequenas quantidades do Paraguai,  armazenada em uma propriedade rural até ser carregada no caminhão para o transporte.

Segundo a policia, durante abordagens na rodovia, motorista de um carro informou que viu um veículo em situação estranha próximo a uma fazenda.  A  equipe foi até a estrada vicinal e se deparou com uma chácara, na região do Itamarati, onde havia um caminhão e outros três veículos, com duas pessoas carregando o caminhão. Policiais chamaram pelos homens, mas eles desreipeitaram a ordem policial e tentaram fugir pelos fundos do lote, sendo alcançados e abordados. Questionados sobre o que havia no caminhão, os suspeitos demonstraram nervosismo e não informaram.

Um dos policiais foi então até em cima do caminhão, onde constatou a enorme quantidade de maconha, armazenada em diversos fardos e escondida por uma lona.  Depois de  insistência, um dos suspeitos, Altamiro Rocha de Souza, de 52 anos, disse que foi contratado para fazer o transporte da carga até o estado de Goiás, enquanto o outro, Jonatan Paim Rivas, 27, era o responsável pela chacára e  dava  abrigo ao motorista contratado. Na casa também estavam a esposa e sogra de Rivas de 23 e 47 anos, respectivamente. Os quatro foram presos.

Na sequência, uma  outra equipe do DOF interceptou uma caminhonete vermelha,  com  dois homens. Eles confessaram que faziam o serviço de batedor para a droga,  para  verificar se havia a presença de equipes policiais na rodovia até Dourados, para que o caminhão pudesse sair da chácara. Os suspeitos também foram presos. Na pesagem, maconha somou  8.960 quilos. Ainda segundo o DOF, os fardos estavam marcados em cores diferentes, o que indica que a droga seria distribuída para vários proprietários e as cores seriam para facilitar a separação.

Além da droga, foram apreendidos o caminhão, três veículos que seriam usados para o serviço de batedor e três celulares. Pneus também foram apreendidos, mas a polícia acredita que não tenha relação com o tráfico. Suspeitos e apreensões foram encaminhados para a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira. Todos foram autuados por tráfico de drogas. Com informações do Departamento de Operações de Fronteira DOF

Da redação

Foto Divulgação.