OUÇA: No “Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase” Estado lança campanha de combate à doença

Campo Grande (MS)-  O “Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase”, foi comemorado no Estado com o lançamento da Campanha de combate à doença e do Projeto “Roda-Hans – Carreta da Saúde – Hanseníase”.Para o ano de 2019, o estado de Mato Grosso do Sul foi contemplado com o Projeto intitulado “Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase”, da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação/CGHDE em parceria com a Novartis Brasil e a DAHW Brasil.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, em Mato Grosso do Sul haverá uma escala de visitas da Carreta, que começa por Jardim e Aquidauana.

Sonora

A Campanha, que tem como objetivo alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença, enfatiza a importância de examinar as pessoas que convivem ou conviveram de forma contínua e prolongada com os casos diagnosticados, divulga a oferta de tratamento completo no SUS e promove atividades de educação e comunicação em saúde voltadas ao enfrentamento da discriminação a Hanseníase.

Em 2017, Mato Grosso do Sul ocupou o 14º lugar no coeficiente de detecção de hanseníase/100.000 hab. (14,26). Em 1º lugar está Mato Grosso (103,21); em 2º Tocantins (80,57); 3º Maranhão (44,50).