OUÇA: Barragens em Corumbá e Cosip em Dourados preocupam os deputados

Campo Grande(MS) – O  deputado Neno Razuk (PTB), usou a  tribuna da Casa de Leis,  na terça feira para destacar   a situação das barragens da empresa Vale  em Corumbá e o estudo da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública dos Municípios [Cosip] em Dourados”,  Sobre a Vale do Rio Doce, o deputado disse que Hacher vazaram documentos da empresa. Sobre a taxa de contribuição de  Iluminação Pública de Dourados.. Neno informa

O deputado estadual Barbosinha (DEM) acredita que o tema é muito importante. “A tragédia se repetiu, houve um afrouxamento das normas.  Quanto a Cosip, o custo licitatório é, na maioria das vezes, maior do que a compra. Dourados precisa de um programa que leve a energia elétrica e faça a reposição. A cobrança é fundamental, mas o fornecimento também é”, registrou. Para o deputado estadual Evander Vendramini (PP), Corumbá vivencia os perigos das barragens ali instaladas há anos.  E não se sabe como fica a região depois de desativação das atividades..

Razuk disse ainda que as mineradoras já despejam rejeitos de minérios no ar, que atingem as ruas da cidade e quando há ventos fortes é tudo espalhado. É necessária a contenção das barragens.  E Ainda  cobrar da empresa uma efetiva proteção das barragens. O córrego Piraputangas pode deixar de  existir, informa Neno Razuk.

Da redação

Foto Victor Chileno/ Assessoria de Imprensa da Al.