Cidade em MS declara situação de emergência por conta da estiagem

Campo Grande (MS)- Enquanto muitos municípios sofreram no início deste ano com os estragos causados pela chuva, a Prefeitura de Naviraí, a 359 km de Campo Grande, publicou um decreto nesta quinta-feira (21) com a declaração de emergência na área rural por conta de estiagem. O clima prejudicou o agronegócio, importante para a economia local.

No decreto, a administração aponta que a cidade foi atingida por uma estiagem e altas temperaturas nos meses de dezembro e janeiro. A estiagem e o clima quente afetaram a produtividade estimada para a safra de soja em grande parte da área rural.

Ainda segundo o documento, com o início do plantio de milho safrinha, a partir da segunda quinzena de janeiro até esta quinta-feira (21), está com 20% da área prevista plantada e que pode apresentar queda de 8% na produtividade por conta do clima. Em algumas áreas, o milho terá que ser replantado.

“O município de Naviraí é extremamente dependente do agronegócio para a sustentação de sua economia, sendo a zona rural a mais castigada durante o período da estiagem e das altas temperaturas”, diz.

Com o decreto de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem com a Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, o município também pode convocar voluntários para reforçar as atividades de resposta ao desastre e para fazer campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para assistência à população afetada. Midia Max