Prefeitura da Capital cria Diretoria do Bem-Estar Animal

Campo Grande (MS)- A Prefeitura Municipal de Campo Grande está prestes a dar mais um passo importante em reconhecimento à luta da causa animal. A diretoria do Bem-Estar Animal será instituída dentro da Coordenadoria de Controle de Zoonozes e Bem-Estar Animal vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e atuará de maneira conjunta e complementar ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

Ela que terá papel preponderante na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o cuidado dos animais e à prevenção de agravos à saúde pública e de maus tratos.

A criação da unidade é uma solicitação dos vereadores Francisco Veterinário e Ademir Santana, que estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (20) com o prefeito Marquinhos Trad, e atende uma reivindicação antiga de protetores independentes e Organizações Não Governamentais (ONGs) que militam na causa animal há décadas em Campo Grande. A medida faz parte do planejamento da atual gestão municipal. O primeiro passo foi à instituição do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA), em agosto de 2017.

A presidente do conselho, Ana Cristina Camargo de Castro,  destaca o comprometimento da gestão com a causa e a importância da criação da diretoria. “Acreditamos que isso realmente fará a diferença e nós estamos lutando para isso, bem como na implementação da UPA-Vet e do Castramóvel e entendemos que com essa medida nós estamos dando um grande passo para a nossa cidade”, disse.

A superintende de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, confirma que  criação da diretoria de Bem-Estar Animal vai ajudar na implementação de projetos importantes, como a criação de um programa itinerante de castração (castramóvel) e a implementação de um centro de atendimento veterinário para pequenos animais (UPA-VET) em Campo Grande.

A implementação, bem como a instituição do organograma e regimento interno da nova instituição, estão em fase de elaboração e finalizados serão divulgados no Diário Oficial do Município (Diogrande). Assessoria da Prefeitura de CG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here