OUÇA: Deputados de 6 partidos gastaram quase R$ 4 milhões em fevereiro na câmara

Campo Grande(MS) – Deputados dos seis  maiores partidos gastaram juntos somente até fevereiro da cota parlamentar quase  4 milhões de reais. PT,  PR, Progressistas, MDB, PSD e mesmo o PSL  com vários novatos  tiveram cada um gastos acima de meio Milhão. Os petistas com uma bancada de 54 deputados gastaram 970 mil juntos,  maior valor absoluto. O MDB que tem 34 integrantes  foi o campeão de gastos por cabeça, média de  22 mil por deputado além do salário. Teve parlamentar que usou desde 500 reais e mil e até  30  e  40 mil somente em fevereiro.

Um emedebista gastou 55 mil,  12 mil com aluguel de carro e 22 mil com consultorias. No PT um deputado gastou 45 mil sendo  30 mil para uma empresa divulgar as atividades dele. O PSL gastou  quase 530 mil da cota, 9 mil e  700 reais em média por deputado. Um dos deputados gastou 32  mil  , sendo 7 mil com aluguel de carros em fevereiro e  15 mil para anunciar o mandato.

A cota parlamentar banca custos dos deputados como passagem aérea,  telefone combustível alimentação, e manutenção de escritório em sede de origem. Um aos maiores gastos é com o pagamento de empresas para divulgação dos mandatos. E Gastos com gráficas e consultorias e pesquisas. Os deputados recebem os valores apresentando a nota fiscal dos serviços.

Gil Castelo Economista da Ong Contas Abertas, acha que alguns gastos são justificados como o pagamento de passagem. De ida e volta a Brasília.

O economista  defende o fim da ajuda ou  auditoria nas notas apresentadas. São 254 deputados das seis maiores siglas, 6 não apresentaram nenhuma nota. Os deputados dos Progressistas, gastaram 570 mil  juntos. Média de 15 mil por parlamentar um deles movimentou 38 mil da cota para pagar empresa de consultoria e de Advocacia. Os do PR gastaram 550 e um deles usou  41 mil sendo 22 mil somente para pagar uma gráfica. No PSD a cota somada da bancada ficou em 570 mil e um dos deputados gastou 45 mil para pagar uma produtora. A cota parlamentar existe há 20 anos quando os deputados queriam aumentar os próprios salários. O cidadão pode acompanhar o  quanto o seu parlamentar gasta em Brasília. Com informações da Radio CBN

Da redação