OUÇA: Exército abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar em Três Lagoas

Campo Grande (MS)- Jair Pinto de 64 anos é presidente da Associação de Agricultores Familiares Orgânicos do Pontal do Fayer em Três Lagoas. Há quatro anos, junto com outras 17 famílias do assentamento, eles produzem alimentos orgânicos e vendem para escolas públicas da região. Agora, ele está interessado em vender para a Terceira Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro do Batalhão do Município. A compra de 50 itens será feita através da modalidade “Compra Institucional” do Programa de Aquisição de Alimentos.

SONORA

A chamada pública do Exército Brasileiro em Três Lagoas está aberta até quarta-feira, dia 27 de março, e irá comprar R$ 186 mil reais em hortaliças, legumes, frutas e verduras para abastecer a unidade.  A coordenadora geral de aquisição e distribuição de alimentos, do Ministério da Cidadania, Ethel Santos, destaca que o edital é uma porta de entrada para que a agricultura familiar conquiste mais espaço institucional do Estado que tem um potencial de crescimento ainda maior para os próximos anos.

SONORA

A legislação determina que 30% dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos federais venham da agricultura familiar. As chamadas públicas abertas pelo país estão disponíveis no portal: mds.gov.br/compra-da-agricultura-familiar. Na modalidade Compra Institucional cada agricultor pode vender até R$ 20 mil reais por ano a cada órgão comprador. Já para cooperativas e associações o teto é de seis milhões de reais por ano por órgão comprador.