OUÇA: Com mais de 50 anos de profissão Higa anuncia mostra de fotos no dia do jornalista

Campo Grande(MS) –  Desde sempre Roberto Higa hoje com 61  anos  53 anos como fotografo profissional, vive e  registra a  história de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,  Roberto  Higa  atuou  ainda em Branco Acre, Porto Velho e em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Em 1964 Higa fez imagens das primeiras  16 famílias que iniciaram o nascimento de  Sinop,  que poderá ser a segunda capital do novo Estado que vai  nascer em MT  e  que tem mais de 500 mil Moradores. Roberto  disse que fez a fotografia a pedido do então presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Masao Tadano que é natural de Dourados.

Em Itaquiraí ele registrou as primeiras invasões dos chamados “Posseiros”  Fazenda Teigin. Por determinação do governador Pedrossian os invasores foram enviados para a região chamada de Santo Pedro do Apaporé, hoje conhecida como Chapadão do Sul. Higa disse que deu sorte para várias cidades no Estado.

O repórter cinematográfico,  anuncia exposição de 10 fotos em dois  dias no saguão da Câmara de vereadores, as imagens foram coloridas pelo computador. O profissional anuncia a apresentação de um mosaico com a presença de maioria dos profissionais de comunicação do Estado

Em depoimento concedido á Rádiowebms, o jornalista disse que tem  Setecentas mil imagens em arquivos assinadas e todos  os dias ele publica várias imagens pela rede social, são momentos históricos que não passaram em vão pelos olhos do  campo-grandense.

A mostra fará parte da Medalha Priscila Sampaio, jornalista que morreu de uma  doença rara e que trabalhava na TV Morena. O profissional de fotografia pretende fazer outras publicações relacionadas a importância da fotografia na história de Mato Grosso do Sul, Higa lembra que  reconhece  que vive um num país que não se valoriza seus professores enquanto está vivo,  só depois de morto

 A mostra fotográfica será no dia 10 de Abril dia do Jornalista na Câmara de vereadores de Campo Grande a partir das  19 horas. Ouça a reportagem da Rádiowebms.

João Flores Junior

Foto Divulgação.