OUÇA: Governo institui Comitê de prevenção contra suicídios

Campo Grande (MS)-  Mato Grosso do Sul ganha mais uma ferramenta para o trabalho de prevenção ao suicídio. Nesta terça-feira (16.4), o secretario de Estado de Saúde, Geraldo Resende, instituiu o Comitê Estadual de Prevenção ao Suicídio de Mato Grosso do Sul.

Desde 2015 somos o 3° estado com as maiores taxas dessa mortalidade. Em 2017, a taxa de suicídio em Mato Grosso do Sul era de nove mortes em cada 100 mil habitantes. Por isso, o estado foi um dos escolhidos pelo Ministério da Saúde para implementassem o Comitê.

Conforme explicou a gerente da Rede Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Michelle Scarpin o Comitê irá monitorar, acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas para prevenção do suicídio até o fim de 2019.

SONORA

Antes da instituição do Comitê, cada uma das unidades federativas precisou desenvolver  o “Projeto de Prevenção do Suicídio para Ações de Prevenção, Vigilância e Gestão do Cuidado”.  Com a aprovação do projeto, o próximo passo foi instituir o Comitê, explicou Michelle.

SONORA

Agora, serão criados grupos de trabalho regionais que irão intensificar o debate, construir fluxos de atendimento e multiplicar a todos os profissionais as capacitações. Inicialmente serão 15 municípios.