OUÇA: Corte de recursos da Federal provoca debate na AL; manifestação acontece na 4ª

Campo  Grande(MS) – Mateus Henrique Fabricio dos Santos, coordenador do Diretório Central dos Estudantes, DCE  representou  os acadêmicos da Universidade Federal rebateu o argumento do  ministro da Educação, Abraham Weintraub, na rede social para afirmar, que a política de cortar a verba das  universidades está em linha com o plano de governo que elegeu Jair Bolsonaro.  E que, recursos futuros vão ser direcionados para cursos de graduação ou para a pré-escola, ou para a educação básica.Garantindo que as matrículas e cursos universitários já abertos serão mantidos. Sem explicar de onde vêm os dados que citou, ele comparou o custo de um universitário – R$ 30 mil anuais, com o de uma vaga em creche – R$ 3 mil.

 

Mateus disse que trata se de uma medida ideológica, que ataca diretamente os Trabalhos de pesquisas em várias áreas. O acadêmico convocou os deputados e a comunidade a defender a Educação Pública superior através de manifestação a ser realizada em todo  Brasil.

O deputado, Coronel Davi dos Santos, disse que o corte proposto pelo governo acontece com as despesas discricionárias. O deputado Davi disse que vai faltar dinheiro para as manifestações onde os universitários aparecem nus dentro dos Campi.  O deputado Gerson Claro defendeu o papel das instituições de ensino superior sem discursos ideológicos. O deputado Pedro Kemp reconhece o papel da Federal para  o desenvolvimento da sociedade.

As manifestações foram feitas na sessão ordinária de terça feira na Assembleia Legislativa  dai 14 de Maio.

Da redação

Foto Luciana Nassar / Assessoria AL.