Inscrições para Encceja vão até 31 de maio

Campo Grande (MS)- Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. É o Encceja, que está com as inscrições abertas até o dia 31 de maio. A inscrição é de graça e deve ser feita pela internet.

Os interessados no certificado de ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova.  Já para o certificado de ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios.

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Quem atingir nota mínima em até três provas terá direito à declaração parcial de proficiência. Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras.

Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novamente o laudo durante a inscrição. Participantes surdos, com deficiência auditiva e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. E uma dica para quem vai fazer a prova: o Inep, instituto responsável pelo exame, disponibiliza na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

O endereço para a inscrição ou para ter acesso ao material de estudo é o portal.inep.gov.br Agência Brasil