Brasil terá campanha de vacinação contra sarampo em junho

Campo Grande (MS)- O Ministério da Saúde prepara uma campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização deve começar em todo o país, no dia 10 de junho. Neste ano, o ministério já confirmou 83 casos de sarampo no país, sendo 43 deles somente no Pará.

Foram registrados casos também em São Paulo, Amazonas, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e um em Roraima. Alguns, importados de outros países.

O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal.

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola.

As complicações do sarampo podem deixar sequelas, como cegueira, surdez, retardo do crescimento, e até a morte.

Em 2016, o Brasil recebeu da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Em março deste ano, no entanto, o Ministério da Saúde confirmou à entidade um caso de sarampo endêmico, ocorrido no Pará.