Ouça: Concessionárias de MS e Goiás tiveram lucros em 14 vezes, denuncia Kajuru

Campo Grande(MS) – O senador da Republica Jorge Kajuru ganhou simpatia da população de Mato Grosso do Sul ao destacar a situação de penúria financeira do consumidor de Energia Elétrica que vai ter de pagar alto custo para ter o serviço no Estado e em Goiás. As declarações do senador ecoou nas redes sociais. O   senador sugeriu união dos políticos dos dois estados para combater as empresas.

Perguntado em  audiência pública, na Comissão de Serviços Infraestrutura do Senado,  no dia 21 de maio,  o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega, explicou que Mato Grosso do Sul tem uma alta tarifa por causa do  baixo índice de consumidor por quilômetro de rede.  São  10 consumidores por quilômetro de rede, um dos  mais baixos do país,  diferente de  30 a 40 consumidores nos outros estados A explicação foi feita após o senador Nelson Trad Filho (PSD/MS) cobrar, pela terceira vez da Aneel, as motivações do reajuste abusivo de 12,48% na energia elétrica no Estado.  Na ocasião foi a  terceira vez que o senador fez o questionamento à Aneel. Em sessão no plenário do Senado no dia 3 de abril e no dia 3 de maio, o parlamentar sul-mato-grossense exigiu explicações da agência.

Para o sindicalista Lucílio Souza Nobre, os parlamentares deveriam estar atentos as ações que penalizam os cidadão e enriquecem a  concessionária.O deputado Pedro kemp lembra  que duas audiências foram feitas na casa de leis. E  reconhece que a conta de energia é alta ..

A Rádiowebms ouviu ainda o deputado Estadual Marçal filho do PSDB, ele  cobra posição dos deputados federais e senadores do Mato Grosso do Sul junto a Agencia Nacional de Energia Elétrica a exemplo da bancada do Nordeste.   As declarações foram feitas a Rádiowebms na sede da Assembleia Legislativa  em sessão ordinária na quinta feira dia 23 de maio.

 João Flores Junior

Foto; Fernando Leite/ Jornal Opção.