OUÇA: Municípios do interior ainda têm baixo índice de vacinação contra gripe

Campo Grande (MS)-  Na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, porém o índice de cobertura vacinal em Mato Grosso do Sul está abaixo do esperado, atingindo apenas 67% da população alvo, que é de 791.397 integrantes dos grupos prioritários.

Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que já distribuiu 849 mil doses aos municípios, das 859,5 mil recebidas do Ministério da Saúde. O secretario de saúde do Estado, Geraldo Resende fez afirma que a situação é preocupante.

Sonora

O secretário ainda faz um apelo aos gestores municipais para que intensifiquem as ações de conscientização dos grupos prioritários.

Sonora

Entre os grupos que estão com cobertura vacinal baixa,  estão integrantes da população privada de liberdade, que alcançaram apenas 33%, seguidos pelos componentes das forças de segurança e salvamento (policiais civis, policiais militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas), com índice de apenas 48%.

Dos grupos estabelecidos como prioritários, os idosos são os que atingiram o melhor índice de cobertura vacinal, chegando a 81%. As mulheres no período até 45 dias após o parto vêm a seguir, com 72,53% da meta.

Também não atingiram a meta estipulada crianças de seis meses a menos de seis anos; professores; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; além de indígenas e gestantes.

Quanto aos municípios com menor índice de cobertura estão a Capital, Campo Grande, Jaraguari, Miranda, Laguna Carapã e Douradina.